Alunos do curso de Direito simulam Júri Popular

07/12/2015 12:00

Os alunos do 7º Período do Curso de Direito da Unesc Faculdades simularam um julgamento do Tribunal do Júri. O Evento ocorreu na última quinta-feira, 03, no auditório do Corpo de Bombeiros e foi referente ao componente curricular Processo Penal III, ministrado pela professora Hertha França.

Durante a apresentação dos trabalhos, o aluno Frank Barbosa, que simulou o Presidente do Tribunal, falou da importância da simulação do Júri para o enriquecimento dos conhecimentos. “O júri simulado é um dos poucos momentos em que colocamos em prática aquilo que vimos na teoria. A hora de errar e aprender com os erros é agora”, ressaltou o aluno.

Antes do início da simulação, Frank também agradeceu à professora Herta pela oportunidade que a disciplina ofereceu aos alunos e relembrou como se deu a divisão dos personagens. “Foram oferecidos alguns processos reais, dentre eles a turma escolheu um homicídio, ocorrido no ano de 2011, em Campina Grande. De um lado, cinco alunos compõem a acusação (Ministério Público) e, do outro, cinco alunos simularão a defesa do réu. Os jurados, por exemplo, não tiveram acesso aos autos para não influenciar num prejulgamento por parte deles”, disse.

“Tentamos, ao máximo, deixar o júri mais próximo do real, com o sorteio do conselho de sentença entre os 25 jurados, inclusão da oitiva das testemunhas, esclarecimentos dos peritos e o interrogatório do réu. Pensamos nas vestimentas dos envolvidos, na disposição do cenário e, inclusive, nos familiares da vítima,”, concluiu.

Findado os debates entre acusação e defesa, os jurados se recolheram a uma sala para que ocorresse a votação. Ao final, o conselho de sentença não acatou a tese de legítima defesa suscitada pelos advogados de defesa e o réu foi condenado.

Para a professora Hertha, os alunos demonstraram todo o empenho na realização do Júri Simulado. “Foi o momento de descobrir novos potenciais entre os alunos e demonstrou que a turma tem um grande poder de argumentação e veemência em defender teses”, ressaltou.

Após a leitura da sentença, os alunos realizaram uma confraternização para comemorar a finalização de mais um período acadêmico.

 

Frank Barbosa e Flash Campina cobriram o evento. Veja as fotos.