As discussões sobre violência, insegurança e criminalidade estão cada vez mais presentes no
cotidiano das pessoas e em vários estudos sobre os fatores que influenciam no cometimento
de um crime, principalmente nos que resultam na morte da vítima. E, muito embora existam
definições subjetivas para tais temas, se faz necessário um critério objetivo para a aferição
desses índices. Assim, seguindo uma recomendação das Organizações das Nações Unidades
(ONU), a grande maioria dos países adota a proporção de homicídios por habitantes (10 para
cada 100 mil habitantes) como forma de medir a violência em determinado espaço urbano.
Utilizando-se dessa metodologia, o presente trabalho analisou os eventos com homicídios
ocorridos no ano de 2016 no município de Campina Grande, traçando um panorama geral do
fato, verificando quais fatores podem ter contribuído para o evento criminoso, a exemplo do
perfil da vítima e as características do local da ocorrência. Concluiu-se que o perfil das
pessoas vítimas deste tipo de crime no município segue um padrão nacional, sendo a maioria
de homens, jovens, assassinados por meio de arma de fogo e que tinham ou já teve
envolvimento com atos ilícitos. Em termos proporcionais, a cidade apresentou uma taxa
superior a ideal, mas, em contrapartida, vem reduzindo tais números e apresentando
resultados melhores que cidades com características semelhantes.

O Mapa da Violência em Campina Grande no ano de 2016

 

As discussões sobre violência, insegurança e criminalidade estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e em vários estudos sobre os fatores que influenciam no cometimento de um crime, principalmente nos que resultam na morte da vítima. E, muito embora existam definições subjetivas para tais temas, se faz necessário um critério objetivo para a aferição desses índices. Assim, seguindo uma recomendação das Organizações das Nações Unidades (ONU), a grande maioria dos países adota a proporção de homicídios por habitantes (10 para cada 100 mil habitantes) como forma de medir a violência em determinado espaço urbano. Utilizando-se dessa metodologia, o presente trabalho analisou os eventos com homicídios ocorridos no ano de 2016 no município de Campina Grande, traçando um panorama geral do fato, verificando quais fatores podem ter contribuído para o evento criminoso, a exemplo do perfil da vítima e as características do local da ocorrência. Concluiu-se que o perfil das pessoas vítimas deste tipo de crime no município segue um padrão nacional, sendo a maioria de homens, jovens, assassinados por meio de arma de fogo e que tinham ou já teve envolvimento com atos ilícitos. Em termos proporcionais, a cidade apresentou uma taxa superior a ideal, mas, em contrapartida, vem reduzindo tais números e apresentando resultados melhores que cidades com características semelhantes.

O MAPA DA VIOLÊNCIA EM CAMPINA GRANDE NO ANO DE 2016.pdf (1374721)

 

Apreensão de Adolescentes: Uma análise criminal

O presente artigo científico teve como objetivo analisar os dados referentes às apreensões de adolescentes na cidade de Campina Grande durante todo o ano de 2013, com a finalidade de analisar os dados obtidos, servindo como estatísticas para os órgãos de Segurança Pública do Estado da Paraíba. Foram analisadas 259 apreensões em flagrante de adolescentes, registradas no livro tombo da Delegacia da Infância e Juventude de Campina Grande. Os resultados indicaram para um número elevado de apreensões nos meses que ocorrem festejos nacionais de grande porte, a exemplo do carnaval, o Maior São João do Mundo e o Natal/Réveillon. As análises também verificaram as tipificações penais semelhantes aos crimes patrimoniais, apreensões ou uso de armas de fogo por adolescentes, os dias da semana com o maior número de apreensões de adolescentes, as apreensões de mais de um adolescente por ato infracional e o tipo de procedimento cartorário adotado pela autoridade policial diante do flagrante de adolescente, se Auto de Prisão em Flagrante por Ato Infracional ou Boletim de Ocorrência Circunstanciado. Ao final de pesquisa, sugere-se um olhar atento dos órgãos de Segurança Pública em relação ao fácil acesso a armas de fogo por adolescentes, assim como o grande número de apreensões no mês de dezembro.

Apreensão de Adolescentes - Uma análise criminal.pdf (961111)

O Mapa da Violência em Campina Grande no ano de 2014

O presente artigo é um estudo sobre os Crimes Violentos Letais Intencionais ocorridos no ano de 2014 na cidade de Campina Grande, com dados sobre a localidade dos fatos, perfil das vítimas, instrumentos utilizados para o cometimento dos crimes, entre outros fatores.

Artigo_20022015.pdf (1,2 MB)